O que são pranayamas?
Seu corpo é como o pavio de uma vela, e a mente é como o brilho ao seu redor. Prana é a energia vital necessária às nossas camadas físicas e sutis, sem a qual o corpo pereceria. É o prana ou força vital em nós que nutre a mente e mantém o corpo vivo. Prana se refere à força vital universal e ayama significa regular ou alongar. Pranayama significa trabalhar na dimensão do prana.
Compreendendo o prana
O prana cria uma aura ao redor do corpo. Ele flui através de milhares de canais de energia sutis chamados nadis e centros de energia chamados chakras. A quantidade e qualidade do prana e a forma como ele flui através dos nadis e chakras determinam o estado de espírito de uma pessoa.
Se o nível de prana estiver alto e seu fluxo contínuo, suave e estável, a mente permanecerá calma, positiva e Se o nível de prana estiver alto e seu fluxo contínuo, suave e estável, a mente permanecerá calma, positiva e entusiasmada.
No entanto, a falta de conhecimento e atenção à respiração pode causar bloqueios parciais nos nadis e chakras. Infelizmente, isso leva a um fluxo de prana irregular e interrompido. Como resultado, experimentamos preocupações crescentes, medo, incerteza, tensões, conflito e outras qualidades negativas. Todo problema é gerado primeiro no nível sutil e depois surge no nível físico.
A doença aparece em seu prana (corpo prânico) muito antes de você ficar doente fisicamente.
‘Meditação e pranayama nos ajudam a nos expressar melhor
“A coisa mais difícil a fazer é expressar nossos sentimentos corretamente e entender os sentimentos dos outros corretamente. A falta dessa habilidade é o maior problema enfrentado pela sociedade hoje, e isso precisa ser desenvolvido.
Nunca é perfeito, alguns altos e baixos acontecem neste assunto. Como, o que sentimos, não podemos expressar totalmente e não podemos entender corretamente o que os outros sentem.
Isso continua acontecendo na vida, mas quando ficamos mais calmos e felizes, somos capazes de entender a mente dos outros cada vez mais.
É por isso que é muito necessário fazer meditação, pranayama, etc. Isso dá mais clareza interior, e então sentimos que os outros podem nos compreender melhor, e também podemos expressar melhor nossas opiniões ”.
Gurudev Sri Sri Ravi Shankar
Benefícios do Pranayama
A prática regular de exercícios respiratórios pode mudar completamente a qualidade de vida que se leva.
- Aumenta e melhora a quantidade e qualidade do prana, aumentando assim nossos níveis de energia
- Limpa nádis e chakras bloqueados, expandindo assim sua aura e intensificando o espírito
- Torna uma pessoa enérgica, entusiasmada, mais calma e positiva. Esse estado de espírito nos ajuda a tomar melhores decisões, ter força mental para lidar com as adversidades e nos sentirmos mais felizes
- Traz harmonia entre corpo, mente e espírito, tornando a pessoa física, mental e espiritualmente forte
- Traz clareza para a mente e boa saúde para o corpo
“Nossa respiração está ligada às nossas emoções. Para cada emoção, existe um ritmo particular na respiração. Então, quando você não pode controlar diretamente suas emoções, com a ajuda da respiração você pode fazer isso.
Se você está em um teatro, sabe que o diretor pede que você respire mais rápido quando precisa mostrar raiva. Se você tem que mostrar uma cena serena, o diretor dirá para você respirar mais suave e devagar. Se entendermos o ritmo da nossa respiração, podemos ter uma palavra a dizer sobre a nossa mente, podemos vencer quaisquer emoções negativas como raiva, ciúme, ganância e somos capazes de sorrir mais com o nosso coração
Gurudev Sri Sri Ravi Shankar
Posso fazer os pranayamas em casa?
Em meio ao caos parece quase impossível se concentrar e encontrar um tempinho para se reconectar e realizar os pranayamas, não é mesmo?
Mas uma das suas vantagens é que você pode realizá-los em casa ou ao ar livre como em um parque, retiro, praia, campo, ou seja, em um local que propicie um contato maior com a natureza.
De qualquer forma, se não for possível estar em um desses espaços, você pode praticá-los do conforto do seu lar e tentar se aproximar desses ambientes. Esqueça os problemas, inspire o ar e relaxe. Aos poucos você se sentirá bem mais tranquilo. Abaixo explicamos o passo a passo de uma pranayama para fazer no conforto da sua casa.
Visto que os pranayamas ou exercícios respiratórios lidam com a força vital sutil, é importante praticá-los conforme ensinado por um praticante de ioga certificado. Experimentar essas técnicas não é aconselhável.